Como adquirir o Registro Profissional, DRT na função de Maquiadora « Claudia Dantas Mua
Como adquirir o Registro Profissional, DRT na função de Maquiadora
5 de março de 2017

Olá, meninas! Tudo bem com vocês?

Hoje trouxe um post que tenho certeza, será útil para as profissionais de maquiagem.

Vocês sabem o que significa as siglas DRT?

Delegacia Regional do Trabalho.

Para que serve este registro?

Serve para você ser registrado profissionalmente, ou seja, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. E, consequentemente, recolher o INSS.

Interessante, não é? Já pensou em adquirir o seu?

No caso de maquiadora, se vocês têm vontade de trabalhar em emissoras de TV ou em eventos grandes, é fundamental adquirir esse registro. Além do mais, nunca sabemos quais oportunidades surgirão em nossa vida.

E foi por isso que resolvi adquirir o meu e passar para vocês os detalhes necessários para aquisição dessa inscrição, profissionais que não tiveram formação em maquiagem pelo SENAC.

Falo assim, porque quem faz o curso de maquiagem no Senac, obtendo 160 hora/aula, não precisa passar pelo processo que eu precisei e sim, ir direto ao Superintendência/Gerência Regional do Trabalho e Emprego e solicitar o seu.

Agora, para quem não tem a sua formação pelo Senac como eu, precisamos seguir alguns trâmites para adquiri-lo.

Primeiro, vocês precisam ver quantas horas tem no seu certificado. É necessário ter 160 horas. Mas não se preocupe, caso vocês não as tenham.

Outra opção é vocês somarem todos as horas/aulas de seus certificados. Porque tenho certeza que vocês têm outros, rsrs. Uma maquiadora está sempre fazendo cursos, não é verdade? Eu mesma, devo ter mais de vinte. Munidas das horas/aulas, basta solicitar o Atestado de Capacitação no Sindicado dos Radialistas em São Paulo que rege a nossa categoria.

Um detalhe importante, só podem ser os certificados nacionais. Os estrangeiros não são válidos para este fim.

Tendo todos os certificados que, somados dão 160 horas, vocês precisam separar uns documentos para abrirem o processo. Ou seja, levar tudo ao Sindicato.

Se vocês moram fora da cidade de SP, podem entrar em contato com o Sindicado e ver onde tem um representante mais próximo, lembrando que é no estado de São Paulo

Nos outros estados, o solicitante precisa entrar em contato com o Sindicato do seu estado.

1ª Etapa – Ir ao Sindicado dos Radialistas.

Os documentos para o Sindicato precisam ser originais e cópias:
RG, CPF, Certidão de Casamento, se houver, Comprovante de Residência, Escolaridade, Todos os certificados de cursos, Carteira de Trabalho e Cartão do PIS.

2ª Etapa –

Esperar que o Sindicato aprove e marque a palestra obrigatória para adquirir o Atestado de Capacitação. Eles entrarão em contato por email ou SMS. Costumam realizar duas palestras por mês. E claro, vamos torcer para que o dia que eles marquem você esteja disponível.

Vocês podem adiar o comparecimento na palestra por duas vezes somente. Se perder a terceira convocação, terão que refazer a segunda Etapa.

3ª Etapa –

Comparecimento à palestra que normalmente, acontece nas manhãs de sábados. Por isto, que falei para torcer que não tenham job. É um dia crítico para nós profissionais de beleza.

4ª Etapa –

Ir ao Sindicado dos Radialistas para retirar o seu tão esperado Atestado de Capacitação e, pagar a taxa referente ao Atestado que, na época, paguei R$ 70,00.

5ª Etapa –

Ir ao cartório para reconhecer a firma do responsável pela assinatura do mesmo. Graças a Deus, o cartório fica a umas quadro quadras do Sindicado dos Radialistas. Por isto, sugiro fazer isto no mesmo dia da quarta Etapa.

6ª Etapa – Agendamento

Entrar no site do MTE . Preencher o estado, município que vai tirar o registro e o principal, escolher o tipo de serviço solicitado. No nosso caso é Solicitação do Registro Profissional, última opção da aba.

Escolher a unidade que fica mais fácil para vocês. Se por acaso vocês não conseguirem prosseguir por causa das datas, precisam esperar que eles coloquem outras datas. De vez em quanto, acontece.

7ª Etapa – Imprimir o Requerimento

Tudo preenchido corretamente na sexta Etapa, é a hora de imprimir o seu Requerimento que vai constar a dada escolhida e o número da sua solicitação.

Nesta mesma folha estará descrito tudo que precisa levar no dia.

8ª Etapa – Superintendência/Gerência Regional do Trabalho e Emprego.

Entregar todos os documentos e receber o comprovante de entrega e tipo de serviço.

Agora, é só esperar o dia que seu cartão estará no site.

9ª Etapa – Imprimir o Cartão de Registro Profissional

Entrar no site SIRPWEB . Escolher a opção Emitir o Cartão de Registro Profissional na lateral esquerda da página.

Preencham os dados e cliquem no Consultar.

Enfim, a opção de imprimir. Ufa! Conseguiram! rsrs.

 

Meninas, o que tenho para acrescenta, é muito importante! Não se assustem com as Etapas.

Vocês conseguirão resolver o processo todo em menos de dois meses. Então, se têm pressa, corram!

Ah, mas antes de tudo, não esqueçam de entrar no meu site e curtir a minha página no Facebook .

Espero tê-las ajudado. Qualquer dúvida referente a este post ou aos outros, podem me chamar por aqui ou nas minhas redes sociais que vocês já conhecem.

Muito obrigada por mais um dia na companhia de vocês.

Mil beijos!

Compartilhar:
  • Priscilla

    uma pergunta: daonde que você tem essa informação de que o certificado do Senac é válido direto pro DRT? Porque eu tentei somente com ele e a moça que me atendeu disse que eram necessárias 900 horas.

    • claudiadantas

      Nossa Priscilla, tenho esta informação do próprio Senac. Todas as minhas amigas que fizeram lá tiraram o registro sem nenhum problema.

Claudia Dantas, maquiadora, canceriana, casada e vive entre Santos e São Paulo. Ama sua cachorrinha, estudar e viajar. Nas horas vagas, adora cozinhar.
Instagram
© Copyright 2016 | claudiadantasmua.com | Login
Site desenvolvido por