Diário de Bordo: Arrumando as Malas para Estudar em Nova Iorque « Claudia Dantas Mua
Diário de Bordo: Arrumando as Malas para Estudar em Nova Iorque
20 de outubro de 2015

Olá, meninas. Tudo bem?

Hoje começo uma sequência de posts sobre os dois meses que passei em Nova Iorque. Tais como: tudo que antecedeu a minha viagem, os cursos, local onde morei, passeios, transportes, musicais, e claro, comprinhas, quem não gosta? Rsrs. Tudo com dicas detalhadas, as quais poderão lhe ajudar caso você queira fazer o mesmo ou simplesmente passear na Big Apple. Espero que vocês aproveitem ao máximo as informações que irei passar ao longo dos nossos encontros.

Bem, sempre tive vontade de fazer um intercâmbio de inglês nos Estados Unidos, mas nunca tive uma oportunidade. Quando eu era jovem, não tinha condições financeiras, e depois que consegui minha independência econômica, não tinha como me ausentar do meu salão.

Graças a Deus, a vida dá muitas voltas e chegam as oportunidades. Depois que decidi fechar o meu salão e me dedicar exclusivamente à maquiagem, percebi que era o momento de realizar o meu sonho de estudar inglês no exterior. E por que não? Pôr em prática um curso de aperfeiçoamento em maquiagem💡.

Comecei a ver todos os preparativos com um ano de antecedência. Isso foi a melhor coisa que fiz, porque antes da viagem, eu já estava com todas as despesas pagas. Vocês não imaginam quantas coisas precisei ver antes da viagem. Teve dias que ficava preocupada se tudo daria certo, ou não, porque a minha intenção era fazer uma programação detalhada para não perder tempo e nem dinheiro na minha viagem de estudos.

Bem, irei explicar todos os mínimos detalhes abaixo, para que o meu post possa ajudar vocês ou quem está pensando seguir os meus passos.

Passo 1º – O que eu precisava era de uma agência de confiança que me orientasse com tudo o que era necessário para tal empreendimento. Naquele momento, lembrei de uma amiga e cliente que já havia feito vários intercâmbios. Quando liguei para a Rosângela, ela ficou muito feliz pela minha decisão e imediatamente passou para mim os contatos da agência “Experimento”, que situa-se perto da minha casa.

Passo 2º – Eu tinha que decidir a cidade que gostaria de estudar, os cursos de inglês e de aperfeiçoamento em maquiagem e quantas horas de curso de inglês estava disposta a fazer, porque estas duas decisões iriam influenciar muito no preço final.

Não restam dúvidas que a cidade para se fazer um aperfeiçoamento em maquiagem é Nova Iorque. Foi, então, que soube que Nova Iorque é a cidade mais cara para fazer cursos e morar. Que triste! Mas mesmo os preços sendo  mais caros, eu tinha decidido que era para lá que eu iria.

Antes de assinar o contrato com a agência Experimento, visitei outras agências, mas as opções que obtive não me agradaram. Por isso, resolvi fechar com a agência indicada. Mas estava sendo difícil conciliar os dois cursos e, infelizmente, os cursos de aperfeiçoamento em maquiagem  que a agência me indicou eram longos, inviáveis para mim, ou eram de nível básico, o que  não era o que estava procurando.

Por causa dos aperfeiçoamento em make, eu tinha que frequentar as aulas de inglês na parte da manhã e deixar para de tarde as aulas de maquiagem. Haviam duas escolas de inglês interessantes, mas eles não podiam me dar a certeza do período que iria estudar.

Passo 3º – Decidi ficar com a escola “ELS”, que situa-se dentro de uma universidade. Gostei! E o melhor de tudo é que as aulas eram na parte da manhã, mas se eu quisesse, poderia acrescentar as aulas na parte da tarde quando chegasse lá. Achei a minha escola!

Passo 4º – Enquanto a agência preparava a documentação da escola, eu procurava informações sobre várias escolas e cursos de maquiagem em Nova Iorque. Vocês não  imaginam quantas escolas e cursos de maquiagem achei! Foi uma infinidade! A pesquisa levou mais de um mês, porque eu mandava emails e esperava respostas. Ao decorrer das pesquisas, descobri que já faz um tempo que as escolas de maquiagem começaram a fracionar os cursos. Isto foi ótimo, porque eu poderia fazer vários módulos que me interessassem ou que fossem viáveis ao período em que iria ficar em Nova Iorque.

Graças a Deus, tive muita sorte! A Academia da Make Up For Ever iria começar um curso na primeira segunda-feira que eu estaria em Nova Iorque, ou seja, iria começar os dois cursos juntos, de inglês pela manhã e no finalzinho da tarde as aulas de aperfeiçoamento em maquiagem, que se chamavam Beauty Essentials. Paguei a minha inscrição pelo cartão de crédito, e quando começassem as aulas, pagaria o restante.

Passo 5º – A minha documentação da escola de inglês chegou. Tive a necessidade de tirar o meu visto de estudante, porque teria mais de 20 horas-aula por semana. Se eu tivesse menos horas, não haveria a necessidade de requerer outro visto. Poderia usar o de turista mesmo. Não foi difícil fazê-lo, o processo é trabalhoso como o outro. A diferença é que com o visto de estudante o governo dos Estados Unidos tem como verificar se você esta indo às aulas, ou não. Com este procedimento, eles controlam os estudantes no país deles.

Passo 6º – Obtive resposta da escola MUD “Make-up designory”! Para ingressar na escola, eu teria que fazer uma entrevista pessoalmente, assim eles se certificariam se eu era apta ou não para fazer o curso com a turma. Não por causa do inglês, mas por causa da maquiagem. Nesta escola, todos os alunos que entram em cursos de aperfeiçoamento e não fizeram o curso regular deles são orientados a fazerem a entrevista e levar tudo o que possuem de material de make. Assim, eles avaliam o seu grau de profissionalismo. Gente, isso para mim foi tudo! Sem conhecer a escola já comecei a gostar. Nivelar os alunos é o caminho certo para bom aproveitamento das aulas. Eu prometo à vocês que irei detalhar como foi a minha entrevista.

Passo 7º – Contato feito com a MUD. Agora era a hora de escolher os cursos que eu poderia fazer. E por incrível que pareça, eles teriam uma turma de Airbrush assim que eu terminasse o primeiro curso da Make Up For Ever. A duração do curso eram de 10 dias.

Passo 8º – Terminando o curso de Airbrush, engatei na sequência o de Bridal Make-up (noivas), que teve a duração de 7 dias.

Passo 9º – E, para terminar, por enquanto, os meus cursos na MUD. Fechei com chave de ouro. Tive o curso Studio Make-up, praticamente uma aula particular, porque éramos uma moça e eu. Teve duração de 10 dias.

Passo 10º – Uns 20 dias antes do meu retorno ao Brasil, soube que aconteceria um dos eventos mais badalados em Nova Iorque: The Makeup Show-10ª edição. E eu estaria lá! O workshop aconteceria no meu último final de semana. Não perdi tempo. Fiz a minha inscrição on-line, já que podia ser via internet. Consegui vagas para 3 workshops e 3 palestras. Fiquei entusiasmada! Foi uma loucura de informações e muitas compras.

Escrevendo sobre as minhas atividades em Nova Iorque, me fez recordar tantos momentos maravilhosos que passei nesta Big Apple; dá um aperto no peito, mas as coisas boas sempre tem um fim e é prazeroso sentir este deleite, por ter vivido tal experiência.

Bem, meninas. Por hoje é só. Vou deixar vocês com gostinho de quero mais, rsrsr. Não fiquem tristes, porque nos nossos próximos encontros estarei contando muito e muito mais. Me aguardem!

Visitem o meu site.

Mil beijos!

Compartilhar:
Claudia Dantas, maquiadora, canceriana, casada e vive entre Santos e São Paulo. Ama sua cachorrinha, estudar e viajar. Nas horas vagas, adora cozinhar.
Instagram
© Copyright 2016 | claudiadantasmua.com | Login
Site desenvolvido por