Tarde Cultural: Lançamento da Editora MOVpalavras em São Paulo « Claudia Dantas Mua
Tarde Cultural: Lançamento da Editora MOVpalavras em São Paulo
11 de outubro de 2015

É com prazer que inauguro a seção de livros do blog com títulos infantis, neste mês que é todo dedicado à criança.

No primeiro domingo do corrente mês, fui ao lançamento da Editora MOVpalavras, realizado na Livraria da Villa, situada na Rua Fradique Coutinho, 915, em São Paulo. A Editora é direcionada ao público infantil.

 “Se os leitores estão sempre em formação e a leitura, quando descoberta, é tão prazerosa e envolvente, por que não tornar esse fazer-se leitor uma trajetória constante? Pensando nisso, a MOVpalavras publica livros fascinantes e complexos para esses pequenos leitores que nascem a cada dia.” – texto extraído da editora.

A Editora possui vários títulos direcionados à faixa etária dos pequenos leitores: leitor iniciantes (5 anos), leitor autônomo (7 anos), leitor experiente (9 anos) e também uma seção para jovens e adultos.

O evento foi prazeroso, com uma atmosfera agradabilíssima, e repleto de crianças. Fiquei feliz em ver que os pais levam seus filhos para uma tarde de autógrafos, mesmo com o forte apelo que vem da internet. Um livro sempre vai ser “o livro”, que desperta a imaginação e começa a trabalhar o gosto pela leitura. Fiquei com pena da minha sobrinha, Letícia, de 4 anos, de não estar aqui em São Paulo comigo. Ela teria amado, por que, desde bebê, minha irmã e eu estimulamos nela o interesse por livros e hoje ela pega um livro para ler, ou seja, interpretar do jeito dela as histórias, para as suas bonecas.

A procura foi tão grande que a administração do evento decidiu abrir outro espaço no andar superior, mais ou menos duas horas após o inicio do evento, para acomodar melhor os autores e o público que compareceu em peso.

Eram tantos títulos que foi difícil escolher qual eu levaria para casa. Depois de muito folhear, decidi comprar dois: CADA BICHO COM SEU CAPRICHO e OLHA LÁ A ANA!, ambos classificados como leitor autônomo (7 anos).

Enquanto esperava a minha vez para o autógrafo, decidir ler antes e depois enviar os livros para a minha sobrinha. O autor Carlos Machado e a autora Dani Gutfreund foram muito simpáticos. Os livros foram autografados em meu nome; quero que ela receba dessa forma, para incentivá-la cada vez mais ao mundo literário.

Resolvi colocar a sinopse dos livros para que vocês tenham uma ideia do que trata-se a história. Os resumos foram cedidos gentilmente por Márcio Paludetti, área comercial, extraído do catálago da editora.

 

CADA BICHO COM SEU CAPRICHO:

Um cão que diz “miau”, uma aranha tecelã do tempo, um cavalo-marinho em dúvida, um ornitorrinco bem ornitorrinco… Esses são alguns dos bichos que habitam o livro de poemas de Carlos Machado, cujas rimas bem construídas aguçam, no pequeno leitor, a atenção e o gosto pelas palavras, criando imagens surpreendentes como, por exemplo, as associações: “A BORBOLETA É UMA LAGARTA DE ASA-DELTA” ou “– VOCÊS NÃO ENTENDEM? AI, QUE ESTUPIDEZ! SOU CÃO POLIGLOTA, SEI FALAR GATÊS!”. Os poemas, escritos em maiúsculas, parecem pedir a leitura em voz alta, divertindo a mente e os ouvidos. Do mesmo modo, as ilustrações de Geraldo Valério, grandes e geométricas, parecem saltar da página, em uma verdadeira explosão de cores e formas que nos inspiram a continuar criando novos poemas para os bichos que ainda não foram convidados para essa festa.

Um pouco sobre os autores:

Carlos Machado (Muritiba, Bahia, 1951): É jornalista e poeta. Cursou engenharia mecânica na UFBA e, em São Paulo, fez jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Em 2002, criou o Poesia.net, publicação quinzenal dedicada à poesia. Publicou, entre outros livros e antologias, Pássaro de Vidro (2006) e Tesoura Cega (2015). Vive em São Paulo.

Geraldo Valério (Divinópolis, Minas Gerais, 1970): É ilustrador e escritor, formado pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em artes pela New York University. Começou a ilustrar em 1994 e tem trabalhos publicados no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal. Gosta de trabalhar com pintura e colagem, técnica que considera mais intuitiva por incorporar os acasos. É autor de Abecedário de Aves Brasileiras e Abecedário de Animais Brasileiros. Vive no Canadá.

 

OLHA LÁ A ANA!:

Olha lá a Ana!, como o título sugere pela brincadeira melódica com as diferentes qualidades dos “as”, é uma prosa poética que apresenta a relação da personagem com suas ideias e pensamentos. O movimento e ritmo desses pensamentos reverberam nas ilustrações, que se concentram e organizam à medida que Ana consegue organizar suas ideias. Começa, então, uma travessia que é, ao mesmo tempo, da cidade ou do espaço público, e do espaço gráfico do livro. Ali, o pacote-ideia cresce progressivamente, tornando-se quase incômodo para Ana, enquanto o narrador, com estratégica impaciência, perde-a por alguns momentos. Esse trecho revela a armação textual e uma bonita contaminação de diferentes camadas do texto na identificação da construção narrativa. A travessia, por fim, termina no ponto em que começou, com a menina envolta em seus – agora novos – pensamentos. “Olha lá a Ana!” traz uma rara afinação entre o ritmo do texto, pontuado por sofisticadas rimas internas e por uma reverberação particular dos sons das palavras, e os grafismos da ilustração.

Um pouco sobre os autores:

Dani Gutfreund (São Paulo, Brasil, 1970): É educadora, tradutora e editora. Possui especialização em tradução pela City University de Londres e mestrado em literatura inglesa pela Goldsmith’s College – University of London. Atualmente, mora em São Paulo, é editora da MOVpalavras e trabalha no Educativo da Fundação Bienal de São Paulo. “Olha lá a Ana!” é seu primeiro livro infantil.

Sandra Javera (São Paulo, Brasil, 1985): É ilustradora, ceramista e arquiteta formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo, FAU USP. Complementou sua formação com diversos cursos em instituições no país e na Parsons & SVA, em Nova York, onde vive. Colabora em revistas e jornais, e, desde 2011, ilustra regularmente livros para crianças.

 

E foi assim que eu terminei o meu domingo cheio de novidades e muito feliz por ter participado desse evento educativo e lindo.
Visite o site da Editora, quem sabe você não encontra um título que possa lhe agradar ou a um pequenino leitor.

Tem algum livro infantil que você goste ou que lhe faz lembrar da infância, com sabor de pipoca e algodão doce?

Muito obrigada pela atenção e companhia de vocês. Beijos e visite meu site: www.claudiadantasmakeup.com.

Compartilhar:
  • Mariana Leontina

    Amei o post!
    Já fiquei ansiosa para ler Olha lá a Ana! 🙂 Parabéns pela iniciativa, estimular a leitura desde cedo é primordial.

Claudia Dantas, maquiadora, canceriana, casada e vive entre Santos e São Paulo. Ama sua cachorrinha, estudar e viajar. Nas horas vagas, adora cozinhar.
Instagram
© Copyright 2016 | claudiadantasmua.com | Login
Site desenvolvido por